Museu Nacional - UFRJ
Extensão


A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que de forma indissociável, integra e articula o Ensino e a Pesquisa, viabilizando uma relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

A extensão, considerando a realidade brasileira, possibilita ao estudante a vivência de experiências significativas que lhe dêem condições de refletir sobre a atualidade e, a partir da experiência e dos conhecimentos produzidos e acumulados, construir uma formação compromissada com as necessidades nacionais.

Permite ainda à comunidade acadêmica, dentro de um novo paradigma de Universidade, de Sociedade e de Cidadania, deixar de perceber a população como mera receptora de conhecimentos e de práticas produzidas no interior da Academia.

Entretanto, vale ressaltar que a Extensão Universitária não deve substituir as funções do Estado, mas sim interagir com outras instituições e segmentos da sociedade para produzir saberes científicos, tecnológicos, artísticos ou filosóficos.

A Extensão, além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, promove uma relação transformadora entre Universidade e as demais instâncias sociais, pois permite a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Promove o trabalho interdisciplinar favorecendo uma visão integrada do social, e é parte integrante do processo de democratização do saber acadêmico, uma vez que, por meio dela, este saber retorna à Universidade testado e reelaborado.

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Sugestões: museu.virtual@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima