Museu Nacional - UFRJ
Orientações e Definições

A Extensão Universitária na UFRJ segue os princípios e diretrizes pactuados pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), orientada pelo “Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano Diretor da Extensão Universitária e Plano Diretor de Extensão das Unidades da UFRJ, respeitadas as diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária, e pela Política Nacional de Extensão Universitária”, tendo como base a regulamentação interna da UFRJ (Documentos).


Ações de Extensão - Modalidades (Leia mais)


Programa de Extensão

Entendido como um conjunto articulado de pelo menos 3 (três) ações de extensão, sendo pelo menos dois projetos, com objetivos comuns ou correlatos, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino, com caráter orgânico - institucional, integração no território, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. Atualmente na UFRJ proponentes não podem mais criar Programas de Extensão e todas as ações devem estar vinculadas a Programas anteriormente existentes ou aos Programas Articulados.


Projeto de Extensão

Ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico, prazo determinado de no mínimo doze meses de execução e que responda à totalidade das diretrizes da extensão.


Curso de Extensão

Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e critérios de avaliação definidos, em conformidade com as Resoluções Nº 01 e 02/2016 da Pró- Reitoria de Extensão/UFRJ.Os cursos são podem ser presenciais ou à distância e são classificados como Iniciação, Atualização, Treinamento e Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento. Além disso, estão organizados em quatro Programas de Formação


Evento de Extensão

Ação institucional de caráter eventual classificada quanto ao interesse, número de participantes e metodologia, que implica na apresentação e/ou exibição pública e troca livre de conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido no âmbito da extensão universitária ou que pretenda convocar a comunidade externa a desenvolver ações de extensão junto à UFRJ. Esta ação deve ser voltada a um público-alvo majoritariamente e prioritariamente externo à UFRJ. De acordo com o interesse, os eventos podem ser classificados como técnico, social, científico, esportivo e artístico. Já quanto ao número de participantes e metodologia, são categorizados em Congresso e Seminário, Ciclo de Debates, Exposição, Espetáculo, Evento Esportivo, Festival e Campanhas.


Diretrizes da Extensão Universitária (Leia mais)


1. Interação Dialógica

“orienta o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança”;


2. Interdisciplinariedade e interprofissionalidade

“a combinação de especialização e visão holísticas pode ser materializada pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais”;


3. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão

“o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa)”;


4. Impacto na Formação do Estudante

“a participação do estudante nas ações de Extensão Universitária deve estar sustentada em iniciativas que viabilizem a flexibilização curricular e a integralização de créditos logrados nas ações de Extensão Universitária”, e;


5. Impacto e Transformação Social

“reafirma a Extensão Universitária como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população”.


Princípios da Extensão Universitária (Leia mais)


1. a ciência, a arte e a tecnologia devem alicerçar-se nas prioridades do local, da região, do País;


2. a Universidade não pode imaginar-se proprietária de um saber pronto e acabado, que vai ser oferecido à sociedade, mas, ao contrário, exatamente porque participa dessa sociedade, ela deve ser sensível a seus problemas e apelos, sejam os expressos pelos grupos sociais com os quais interage, sejam aqueles definidos ou apreendidos por meio de suas atividades próprias de Ensino, Pesquisa e Extensão;


3. a Universidade deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação da desigualdade e da exclusão social existentes no Brasil;


4. a ação cidadã das Universidades não pode prescindir da efetiva difusão e democratização dos saberes nelas produzidos, de tal forma que as populações, cujos problemas se tornam objeto da pesquisa acadêmica, sejam também consideradas sujeito desse conhecimento, tendo, portanto, pleno direito de acesso às informações resultantes dessas pesquisas;


5. a prestação de serviços deve ser produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do Ensino, Pesquisa e Extensão, devendo ser encarada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social;


6. a atuação junto ao sistema de ensino público deve se constituir em uma das diretrizes prioritárias para o fortalecimento da educação básica através de contribuições técnico-científicas e colaboração na construção e difusão dos valores da cidadania. À luz desses princípios, o fortalecimento da Extensão Universitária está diretamente relacionado com a compreensão das especificidades desse fazer acadêmico e de sua vinculação com o Ensino e a Pesquisa.


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Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

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