PROJETOS E ATIVIDADES

Antes do desastre, vários projetos estavam em curso, entre os quais podemos destacar, do ponto de vista da gestão de coleções, havia projeto em curso de início da digitalização do acervo etnológico (Coleções Tikuna, Karajá e Guarani), já tendo se alcançado o inventário de localização e estado de conservação de aproximadamente 13 mil objetos. Além disso, séries de objetos começaram a ser fotografadas (Coleções Karajá), e diversos produtos estavam em gestação:
(1) disponibilização on-line de banco de dados inicial;
(2) reformulação da página da Exposição Karajá: Plumária e Etnografia.
(3) abertura de Exposição virtual Ritxoko Iny.

Internamente ao Setor de Etnologia, e a partir de seus acervos, diversas pesquisas vinham em andamento, recuperando condições de colecionamento e exibição, articulando a história das ciências e da antropologia em particular, bem como da organização de povos e grupos, seus modos de produzir e negociar artefatos. Redes de pesquisadores/as do Museu Nacional/UFRJ e de outras instituições brasileiras e internacionais, estudantes de pós-graduação e representantes de populações, museus e centros culturais indígenas, vêm se dedicando a projetos que buscam não apenas o entendimento analítico desde o ponto de vista antropológico, historiográfico e artístico, e de conservação e salvaguarda, mas também de ampliação das práticas de curadoria partilhada e de disponibilização pública das informações digitais.

Em relação às atividades correntes da equipe do Setor, foi cedida uma sala pelo Colégio Pedro II - Tijuca, para abrigar a equipe técnica, e mais duas outras salas para reserva técnica, em caráter provisório. Foram adquiridos os equipamentos necessários para o início das atividades. A partir de junho, foi contratado um profissional para a definição de uma base de dados, bem como para a recuperação das informações digitais das coleções do SEE atingidas pelo incêndio e recebimento de acervos digitais de instituições estrangeiras. Em relação ao tratamento e guarda das coleções recuperadas do palácio, atuamos também no acondicionamento dos itens do SEE. Nesse contexto foram adquiridos materiais para confecção de embalagens cujas propriedades inertes e inócuas sejam adequadas para o acondicionamento do acervo recuperado.

 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Yuri Guerreiro