Museu Nacional - UFRJ

Visitação

As exposições do Museu Nacional no Palácio de São Cristóvão estão fechadas ao público por tempo indeterminado em virtude do incêndio que destruiu grande parte de nossas coleções. No entanto, atualmente contamos com uma exibição temporária:

“Quando Nem Tudo Era Gelo – Novas Descobertas no Continente Antártico” narra a rotina e as descobertas de pesquisadores brasileiros na Antártida e ocorre no prédio que foi a primeira sede do Museu Nacional, hoje Museu Casa da Moeda do Brasil.


Gostaríamos de agradecer imensamente à população do Rio de Janeiro e às pessoas de todo o mundo que, de forma tão carinhosa, estão enviando centenas de milhares de mensagens e manifestações de apoio ao Museu Nacional. Todo esse carinho só vem comprovar, mais uma vez, o lugar de destaque ocupado por nossa instituição junto à sociedade.

Gostaríamos de agradecer também o apoio do Ministério da Educação que ontem, 03/09, anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a adoção de medidas emergenciais para a segurança do Palácio sede do Museu Nacional e de R$ 5 milhões para a elaboração do projeto executivo de recuperação do Museu.

Agradecemos ainda à UFRJ, através do reitor Roberto Leher que de forma incansável não tem medido esforços na busca de caminhos, soluções e financiamento para a instituição.

Infelizmente, ainda não podemos confirmar o que pode ou não ser salvo. Sabemos que os danos foram imensos, mas ainda consideramos cedo para qualquer balanço ou diagnóstico. É importante lembrar que o Corpo de Bombeiros ainda atua no prédio e a Polícia Federal faz a perícia. Apesar da gravidade do incêndio, a esperança é enorme de encontrarmos, e recuperarmos, peças importantes para a história do Brasil e do mundo.

Além disso, nos conforta saber que o prédio anexo e o Horto Botânico não foram atingidos, garantindo a preservação da coleção de invertebrados, laboratório de conservação e restauração, coleção do herbário, biblioteca central e a maior parte da coleção de vertebrados.

A direção do Museu, seus professores, pesquisadores e funcionários não têm medido, e não medirão, esforços para manter a instituição viva, atuante e funcionando como um dos mais importantes centros de ciência do mundo.


Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br