Museu Nacional - UFRJ

Visitação

As exposições do Museu Nacional estão fechadas ao público por tempo indeterminado em virtude do incêndio que destruiu grande parte de nossas coleções.

Gostaríamos de agradecer imensamente à população do Rio de Janeiro e às pessoas de todo o mundo que, de forma tão carinhosa, estão enviando centenas de milhares de mensagens e manifestações de apoio ao Museu Nacional. Todo esse carinho só vem comprovar, mais uma vez, o lugar de destaque ocupado por nossa instituição junto à sociedade.

Gostaríamos de agradecer também o apoio do Ministério da Educação que ontem, 03/09, anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a adoção de medidas emergenciais para a segurança do Palácio sede do Museu Nacional e de R$ 5 milhões para a elaboração do projeto executivo de recuperação do Museu.

Agradecemos ainda à UFRJ, através do reitor Roberto Leher que de forma incansável não tem medido esforços na busca de caminhos, soluções e financiamento para a instituição.

Infelizmente, ainda não podemos confirmar o que pode ou não ser salvo. Sabemos que os danos foram imensos, mas ainda consideramos cedo para qualquer balanço ou diagnóstico. É importante lembrar que o Corpo de Bombeiros ainda atua no prédio e a Polícia Federal faz a perícia. Apesar da gravidade do incêndio, a esperança é enorme de encontrarmos, e recuperarmos, peças importantes para a história do Brasil e do mundo.

Além disso, nos conforta saber que o prédio anexo e o Horto Botânico não foram atingidos, garantindo a preservação da coleção de invertebrados, laboratório de conservação e restauração, coleção do herbário, biblioteca central e a maior parte da coleção de vertebrados.

A direção do Museu, seus professores, pesquisadores e funcionários não têm medido, e não medirão, esforços para manter a instituição viva, atuante e funcionando como um dos mais importantes centros de ciência do mundo.


Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br