Museu Nacional - UFRJ

Cocos nucifera 

      

Fotos cocos nucifera 

 

Nome científico: Cocos nucifera L.

Família: Arecaceae

Nomes populares: coco, coco-da-bahia, coqueiro-da-bahia, coqueiro-da-praia

Origem: Brasil

Distribuição geográfica: Do Pará até São Paulo.

Altura média: 10-20 m

Características morfológicas: Tronco simples, ereto ou levemente curvado, irregularmente anelado. Folhas de até 3m de comprimento, pêndulas, largas, com folíolos de coloração verde-amarelada, rígidas. Flores brancas reunidas em cachos de até 1m de comprimento. Fruto grande, fibroso, de forma ovoide, quase globoso, de coloração esverdeada a amarela, de casca lisa, com cerca de 25cm de comprimento e 15cm de diâmetro, que demora a amadurecer, quando então torna-se castanho. Polpa abundante de até 2cm de espessura. Cavidade central contendo a conhecida "água de coco". Cada fruto pesa em média 1,2 Kg.

Cultivo: Multiplica-se por sementes. Os frutos devem ser colhidos completamente secos e enterra-se só a parte mais fina, que germina entre 40-150 dias.

Período de florescimento e frutificação: Florescimento de janeiro-abril, frutificação de julho-fevereiro.

Utilidades econômicas: É a palmeira de maior importância econômica em todo o mundo. A polpa é usada como alimento e matéria-prima para numerosos produtos. As fibras do mesocarpo são usadas na indústria textil para fabricação de cordas, capachos, esteiras, estofados, etc. Do endosperma líquido, imaturo, se retira a água de coco. A espécie é amplamente usada em paisagismo e cultivada na fruticultura.

Utilidades medicinais: A água de coco tem reputação como anti-helmíntica e diurética. Popularmente, o líquido é empregado, principalmente do Nordeste, como combate aos problemas intestinais, náuseas, vômitos de gravidez, etc. Em alguns países asiáticos, entra na composição de vários medicamentos. 

No Horto : Existe dois indivíduos bem antigos.

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas de terça-feira a domingo.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima