Museu Nacional - UFRJ

Rhapis excelsa



 Rhapis excelsa     

Nome científico: Rhapis excelsa (Thunb.) Henry

Família: Arecaceae

Nomes populares: palmeira-rápis, palmeira-ráfia, ráfis, rápis, palmeira-dama, jupati

Origem: China

Altura média: 2m

Características morfológicas: Caules múltiplos, revestidos por remanescentes das folhas já caídas e por tecido fibroso marrom-pardacento que se removido revela o verde, antes camuflado, com nós e entre-nós a semelhança de bambu, formam touceiras densas de 1,5-3 m de altura e com cerca de 3 cm de diâmetro. Folhas palmadas, divididas até a base em 5-9 segmentos irregulares. Inflorescência interfoliar, com flores masculinas e femininas em plantas separadas. Frutos ovoides, pequenos, brancos quando maduros.

Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa, em solo fértil e bem drenável, irrigado regularmente. A palmeira-rápis aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Regas regulares em substratos muito bem drenados são ideais para o seu cultivo em climas quentes. Leves adubações anuais são o suficiente para plantas cultivadas em ambientes internos. Não tolera geadas, ambientes secos ou com ar condicionado por tempo prolongado. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes e divisão das touceiras.

Utilidades econômicas: É planta ornamental muito apreciada pela sua singela beleza e pelo fácil cultivo. É indicada para o cultivo em vasos para ornamento de casas, terraços, pátios e solitária ou em grupos em jardins e parques.

No horto: Ocorre em cinco canteiros.
 


 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas de terça-feira a domingo.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima