Museu Nacional - UFRJ

Calycophyllum spruceanum

  

fotos calycophyllum       

Nome científico: Calycophyllum spruceanum (Benth) Hook f. ex Schum 

Família: Rubiaceae

Nomes populares: Pau-mulato-da-várzea, pau-mulato, mulateiro, mulateiro-da-várzea, escorrega-macaco, pau-marfim e capirona.

Origem: Brasil 

Distribuição geográfica: Região Amazônica.

Altura média: 20-35m

Características morfológicas: Tronco retilíneo e esguio, ramificado apenas na ponta, com casca fina de coloração esverdeada quando nova, tornando-se marrom ou castanho-escura; tronco descasca anualmente em longas tiras, deixando exposta a camada interna avermelhada e sua textura lista, com aparência de ter sido envernizada; flores são aromáticas, branco-esverdeadas, de 10-12mm de comprimento; o fruto trata-se de uma cápsula elipcoidal deiscente de 10mm de comprimento, pelos esparsos e duas valvas; sementes aladas muito pequenas, de cor parda escura e dispersa pelo vento.

Cultivo: As sementes começam a germinar em 20-40 dias e o índice é baixo. As mudas ficam prontas para o plantio em local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado. O tronco rebrota com facilidade.

Período de florescimento e frutificação: Floresce durante os meses de junho-julho, já a maturação dos frutos ocorre nos meses de outubro-novembro.

Utilidades econômicas: A madeira é moderadamente pesada, dura, de coloração branco-pardacenta, resistente à deterioração e fácil de trabalhar, sendo empregada em molduras, artigos torneados, cabos de ferramentas, raquetes de tênis e ping-pong, vigas, caibros, esquadrias, pisos, compensados, construção naval e lenha. A árvore é extremamente ornamental, podendo ser empregada na formação de aleias, alamedas e cercas vivas. Além disso, é indicada para plantios mistos em áreas ciliares degradadas.

Propriedades medicinais: Apresenta propriedades cicatrizantes, antimicótico, antibacteriana, antioxidante, antiparasítica, repelente e inseticida, sendo empregada em cosméticos.

No Horto: O único indivíduo floresceu em junho e julho.

 

 

 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima