Museu Nacional - UFRJ

 Couroupita guianensis 

  

fotos couroupita   

 

Nome científico: Couroupita guianensis Aubl.

Família: Lecythidaceae

Nomes populares: Abricó-de-macaco, castanha-de-macaco, macacarecuia, macacaracuia, cueira-brava, cuia-de-macaco, amêndoa-dos-andes.

Origem: América Central, Região Amazônica.

Altura média: 8-15m

Características morfológicas: As flores brotam dos troncos e galhos em longos cachos de flores, cada flor possui seis pétalas carnudas, de coloração vermelha, e muitos estames brancos, amarelos ou rosados, são bastante perfumadas. Os frutos são globosos e lenhosos. As sementes são oblongas, envoltas em polpa creme que rapidamente torna-se azul ou azulada quando em contato com o ar exalando odor desagradável.

Cultivo: Propagação feita por sementes, devem ser lavadas e postas ao sol para secagem. É aconselhável que a germinação seja feita em canteiros semi-sombreados ou em recipientes individuais.  Período de florescimento e frutificação: Florescimento de setembro a março e maturação dos frutos de dezembro a março.

 Utilidades econômicas: A espécie possui grande valor ornamental ocasionado por suas grandes flores vermelhas localizadas em seu tronco e galhos. A madeira pode ser aproveitada na produção de papel, construção e lenha. Os frutos servem de alimentos para animais e quando vazios foram utilizado pelos sertanejos para usos domésticos. As sementes são comestíveis. “Na frutificação, a queda de seus enormes frutos globosos, com peso de alguns quilos, não recomenda o seu uso como árvore de rua, embora no Rio de Janeiro, esse erro tenha sido cometido. Como árvore de parque impressiona por sua beleza e por seu aspecto bizarro.” – Luiz Emygdio de Mello Filho.

Propriedades medicinais: É antimicrobiana e anti-fungicida. 

Características interessantes: Seus frutos globosos podem causar acidentes quando caem e também exalam mal cheiro quando apodrecem.

 No Horto: Existem pelo menos duas dezenas de indivíduos.

 

 

  

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima