Museu Nacional - UFRJ

 Ziziphus jujuba

 

fotos zizyphus jujuba  

 

Nome científico: Ziziphus jujuba Mill. 

Família: Rhamnaceae

Nomes populares: Zimbrão.

Origem: Índia

Altura média: 15m

Características morfológicas: As folhas são densamente branco pilosas embaixo, trinervadas, a partir da base, de 3-8cm de comprimento. As flores são amareladas com odor desagradável, cerca de 4mm de largura, possuem pétalas muito pequenas, estames amarelo-dourados. Os frutos são drupas globosas com semente dura, de 1,2cm de diâmetro. 

Cultivo: Por estaquia ou semente, contudo, devido à dura testa da semente está precisa ser tratada com ácidos antes de serem colocadas para germinar.

Período de florescimento e frutificação: Floração de outubro a janeiro. A árvore dá frutos a partir do 4º ano de desenvolvimento, com rendimento melhor a partir somente do 10º a 12º ano.

Utilidades econômicas: É comercialmente cultivada pelos frutos que são comestíveis em estado fresco ou secos. Produção de 80 a 130kg por ano por árvore. O tronco não cresce em dimensões grandes, mas é de boa qualidade, com cerne vermelho-acastanhado, fácil de trabalhar e lustrar, resistente aos cupins. Própria para fabricação de utensílios de cozinha, cabos de ferramentas, construção de barcos; dá boa lenha. A casca é rica em tanino.

Propriedades medicinais: Contém muito vitamina A e C. É adstringente, antidiarréico, purgativo, febrífugo. EM DOSES FORTES PODE SER TÓXICO. 

Características interessantes: Não forma frutos por autopolinização e possivelmente é polinizada por moscas que são atraídas pelo odor desagradável de fezes.

No Horto: Um único exemplar. Floresceu em maio e junho e frutificou de junho a setembro.
 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas de terça-feira a domingo.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima