Museu Nacional - UFRJ

Albizia lebbeck

  

Albizia      

Nome cientifico: Albizia lebbeck (L.) Benth. 

Família: Fabaceae, Mimosoideae.

Nomes populares: Albizia, coração-de-negro, faveiro.

Origem: Ásia Tropical, mas atualmente e pantropical.

Altura média: 20m.

Características morfológicas: Folhas de coloração verde escura que caem nos meses mais frios expondo bem os frutos; flores perfumadas principalmente a noite, de coloração branco-esverdeada tornando-se amarelada com a idade, com muitos estames longos; frutos são vagens achatadas, muito ornamentais, que podem permanecer na planta durante 3-4 meses e depois são dispersadas pelo vento.

Cultivo: Propaga-se por sementes, levam em torno de 30 dias para germinarem em ambiente semi-sombreado. A muda pode ser transplantada quando atingir 10-15cm de altura e crescimento e rápido. Não indicada para utilização em regiões de invernos rigorosos, pois se adapta melhor em climas quentes.

Período de florescimento e frutificação: Floresce do final de março até final de abril. Os frutos permanecem no pé durante o ano todo apresentando dois períodos de dispersão do final de outubro a novembro e os demais são dispersos do final de janeiro até a próxima floração.

Utilidades econômicas: Apesar de ser recomendada para melhorar o solo de áreas degradadas, por ter habilidade para fixar nitrogênio, também existem recomendações de não utilizá-las em reflorestamentos, devido a facilidade de sua propagação, vindo a tornar-se invasora. E frequentemente usada na arborização urbana.

Propriedades medicinais: Apresenta propriedades adstringentes, antiúlcera, antialérgica, anti-histamínica, antiasmática, anti-inflamatória, anti-helmíntica, antimicrobiana e anti-convulsiva.

Outras características interessantes: Essa espécie sofre com as larvas de um besouro que se alimentam da madeira dos ramos chegando a causar a queda destes.

 No Horto: Existem sete indivíduos.

 

 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima