Museu Nacional - UFRJ

 Amazona amazonica

  

 Foto amazona amazonica     

 


Nome científico: Amazona amazonica  

Família: Psittacidae

Distribuição: Distribui-se amplamente na América do Sul. 

Nome popular: Curica, Papagaio-do-mangue, aiuru-curuca, kuritzaká (nome indígena - Mato Grosso), curau (Mato Grosso), papagaio-grego, aiurucatinga, ajurucatinga, ajurucurau, ajurucuruca,curuca, encontros-verdes, papagaio-poaieiro, papagaio-do-mangue, papagaio-do-mangue na costa. 

Características: Provavelmente foi a primeira espécie de papagaio observada pelos portugueses ao chegarem na costa brasileira, por ser muito frequente nas aldeias indígenas. Suas penas eram usadas na arte plumária dos indígenas. Possui uma série de vocalizações. Elas são mais assobiadas e suaves, algumas parecidas com as da maitaca (razão do nome trombeteiro). O casal em voo mantém contato através de gritos mais longos e elaborados do que aquele. No período reprodutivo, pousa em galhos altos e começa a improvisar uma série de gritos e assobios. Alimenta-se de sementes, frutos e flores. Aprecia os frutos do pombeiro (Combretum lanceolatum). Faz ninhos em cavidades, aproveitando ocos de árvores, paredões rochosos e cupinzeiros. 

Etimologia: do amazona = relativo ao Rio Amazonas; e de amazonica = referente ou originário da floresta amazônica na América do Sul. ⇒ Papagaio Amazônico ou papagaio da floresta Amazônica.



 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima