Museu Nacional - UFRJ

Psittacara leucophthalmus





Nome científico: Psittacara leucophthalmus  

Família: Psittacidae

Distribuição: Pode ser observada em florestas úmidas, planícies e até cidades, voando em bandos de 5 a 40 indivíduos. Habituou-se em ambientes alterados pelo homem favorecendo-se de telhados e edificações para construção de ninhos. 

Nome popular: Periquitão-maracanã, araguaí, maritaca, araguari, aratinga, arauá-i, aruaí, guira-juba, maracanã, maracanã malhada, maricatã.

Características: Quando jovens não vapresentam penas vermelhas na face e em baixo das asas, característica esta que permite identificar a espécie adulta. Sua alimentação é baseada em frutos e sementes. Maracanã, o nome do grande estádio de futebol localizado na capital do Rio de Janeiro, é de origem tupi maracá-nã: que imita o maracá (instrumento semelhante ao chocalho usado nas celebrações indígenas). Designa o termo, no tupi, uma espécie de papagaio. O nome cientifico significava: do grego psittakë = papagaio; e kara = cabeça; e do grego leucophthalma, leucophthalmos, leucophtalmus= olho branco; leukos= branco eophthalmos= olho. ⇒ Ave com cabeça de papagaio e olho branco. 

Tamanho: 32 cm.


.

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas de terça-feira a domingo.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima