Museu Nacional - UFRJ

 Bromelia antiacantha

    
Bromelia antiacantha

 

Nome Científico: Bromelia antiacantha Bertol.

Família: Bromeliaceae

Nomes Populares: Bromélia, gravatá, caraguatá, aguama, piña de ratón, croatá, caruatá.

Origem: Brasil.

Altura: até 1 a 1,60m.

Características morfológicas: Planta terrestre formando densas touceiras. As folhas são dispostas em rosetas, são verdes escuras e quando em flor a base da folha é sempre avermelhada. As folhas medem 80 a 185cm de comprimento por 2,3 a 4cm de largura, são caniculadas e tem a margem serrilhada com espinhos castanhos escuros retrosos (com ponta voltada para baixo) na base e antrosos (com ponta voltada para o ápice) na ponta. As flores nascem em inflorescência com muitas brácteas de proteção, com coloração brancacenta. As flores individuais medem 4 a 6cm de comprimento, e tem coloração rosa com as margens esbranquiçadas. Os frutos são bagas arredondadas meio triangular no comprimento, medindo de 3,5 a 6,5cm de comprimento por 3,2 a 5cm de largura.

Cultivo: A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais. Nunca plante essa espécie em local próximo de casa ou onde circulam as pessoas, pois seus espinhos são dolorosos.

Período de florescimento e frutificação: Floração de dezembro a fevereiro. Frutifica de maio a junho.

Utilidades econômicas: Em paisagismo, apesar dos muitos espinhos, as inflorescências são majestosas e os frutos muito saborosos que podem ser usados no preparo de doces, como geléias e sorvetes, ou sucos. Usada como cerca-viva em propriedades rurais, assim como utilizada na extração de fibras para confecção de cordas.

Propriedades medicinais: Os indígenas utilizavam os frutos cozidos para fazer um xarope com propriedades contra a tosse e emoliente; o fruto cozido também é utilizado na medicina popular contra bronquites, asmas, diabetes e escorbuto, assim como purgativos, diuréticos, vermífugos, para tratar ancilostomíase, bem como para eliminar pedras nos rins, para o tratamento da ictirícia; os frutos e folhas possuem atividade antibacteriana, em especial contra gram-positivas.

No Horto: Existem 10 indivíduos.



 

Voltar ao Topo