Museu Nacional - UFRJ

 Clusia lanceolata

      

fotos Clusia lanceolata

 

Nome científico: Clusia lanceolata Cambess.

Família: Clusiaceae

Nomes populares: Abaneiro, cebola da praia.

Origem: Brasil.

Altura: De 1m a 6m.

Características morfológicas: Com látex branco ou amarelado, dotada de copa pequena e irregular, com ramos novos cilíndricos, de tronco tortuoso e geralmente ramificado desde a base, de 10 – 15cm de diâmetro, com casca quase lisa de cor acinzentada. Folhas com pecíolo de 0,8 – 1,5cm; lâmina oblanceolada a estritamente elíptica, de ápice subagudo a arredondado e base cuneada a atenuada, cartácea a subcoriácea formando um ângulo de 20° com a nervura central. Flores terminais, solitárias ou em grupos de 2 – 3, de 3 – 4cm de diâmetro, com 6 – 8 pétalas brancas e vermelhas na base, com pedicelo de 0,5 - 1,5cm de comprimento. Fruto subgloboso, deiscente, com estigmas distantes entre si e do ápice, com sementes envoltas por arilo amarelo – alaranjado.

Cultivo: As sementes tem germinação rápida (6-34 dias) e devem colocadas para germinar logo após a coleta dos frutos. É preferencialmente cultivada a pleno sol, sendo possível sobreviver em condições de meia sombra. O solo pode ser empobrecido como areia branca, mas desenvolve-se bem melhor em solo argiloso.

Período de florescimento e frutificação: Flores de janeiro a setembro, frutos de julho a novembro.

Utilidades econômicas: Esta espécie é vastamente utilizada no paisagismo, já que não sofre o ataque de pragas e por sua alta capacidade adaptativa é cultivadas nas mais diversas formas.

Propriedades medicinais: O látex pode ser utilizado como cicatrizante de feridas e analgésico, no tratamento de doenças da pele e reumatismo, e a resina floral apresenta atividade antimicrobiana principalmente contra bactérias gram positiva e negativa.

No Horto: Existem quatro indivíduos, dois masculinos e dois femininos.

 

 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas de terça-feira a domingo.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima