Museu Nacional - UFRJ

 Vitex polygama 

      

fotos Vitex polygama

 

Nome científico: Vitex polygama Cham.

Família: Lamiaceae

Nomes populares: Azeitona do campo, chá de cinco folhas, maria preta, tarumã, velame do campo, marianeira.

Origem: Nativa do Brasil.

Altura: De 2 m a 12 m.

Características morfológicas: Arbusto ou árvore com ramos marrom-ferrugíneos.  Suas folhas são digitadas com três a quatro folíolos, aglomeradas nas pontas dos ramos. As flores com cerca de 2 cm de diâmetro possuem cinco pétalas das quais 4 são esbranquiçadas e uma difere das demais por ser maior e ter coloração lilás. Os frutos são carnosos medindo em média 12 mm de diâmetro, adquirindo coloração escura ao madurar.

Cultivo: Germinação lenta e lento desenvolvimento da plântula.
Período de florescimento e frutificação: Floresce por quase todo o ano sendo os meses de maio a junho com menor intensidade, frutos maduros no mesmo momento.

Utilidades econômicas: Sua madeira durável e pesada é utilizada por populações rurais de diversas formas, como cabo de ferramentas e reio para animais, sendo empregada também na construção civil em acabamentos internos e caibros. Usada como ornamental na arborização pública e jardins.

Propriedades medicinais: Em seus galhos são encontradas substâncias estimulantes da síntese proteica que já é empregada em fórmulas comercializadas. Galhos, folhas e frutos são tradicionalmente utilizados como emenagogo  e diuréticos contra pedras nos rins. E ainda contem substâncias com potente ação antiinflamatória e antioxidante.

Outras características interessantes: Nessa espécie as flores abrem pela manhã e exalam leve odor adocicado e agradável às abelhas do gênero Xylocopa sp.(Mamangavas) seus principais polinizadores. A única pétala diferenciada, maior e lilás, fornece uma plataforma de pouso ao visitante floral e possui um guia de néctar até sua câmara nectarífera. A polpa adocicada que envolve as sementes nos frutos é muito apreciada por diversas aves.

No Horto: Existe apenas um indivíduo.
 

 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima