Os 200 Anos do Museu Nacional, a serem comemorados em 2018, deverão ser festejados com uma série de atividades acadêmicas consentâneas com suas atribuições de casa de ensino, pesquisa e cultura. Comemorar uma tão importante efeméride, no entanto, exige também – e preliminarmente – uma séria e continuada luta pela revalorização do patrimônio da instituição, sempre carente de recursos.
O Palácio de São Cristóvão, sede do Museu, o Horto Botânico, e os diversos prédios anexos, carecem de intervenções arquitetônicas e urbanísticas que permitam à instituição a plena capacidade de atendimento a sua vocação. Essas intervenções incluem a construção de alguns prédios anexos na área do Horto, já autorizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), que permitirão a retirada das atividades de pesquisa e ensino do Palácio – a ser dedicado inteiramente às exposições públicas e aos serviços conexos de museologia e ensino ampliado. Incluem ainda a restauração das instalações e a recomposição do espaço expositivo do Palácio em seus três andares.
Trata-se de um projeto ambicioso, à altura das capacidades e expectativas da Casa – mas, acima de tudo, certamente, de toda a Nação, que tem no Museu uma de suas primeiras e mais estratégicas instituições. A divulgação nesta página das informações sobre o processo dos 200 Anos visa esclarecer o público brasileiro sobre a luta que a comemoração envolve, e também suscitar o interesse de qualquer cidadão, de qualquer empresa, de qualquer agência do Estado, em colaborar ativamente com esse desafio. Que esses 200 Anos possam ser a plataforma de lançamento para um novo século de profícua contribuição à ciência, à cultura e à nação brasileira!
CAMPANHA PARA A REQUALIFICAÇÃO DO MUSEU NACIONAL
Produzido por: CAPIM FILMES | Data de publicação: 28/07/2015
Vídeo gentilmente produzido e cedido ao Museu Nacional/UFRJ pela Capim Filmes em colaboração à campanha em andamento pela requalificação do Paço Imperial de São Cristóvão que abriga o Museu Nacional e suas exposições.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br