Contígua ao Gabinete do Imperador está a Ante-sala dos Aposentos da Imperatriz Leopoldina. Também em dimensões pequenas, difere do gabinete por ser rica em detalhes e por não passar despercebida pelos visitantes das salas da exposição.
A sala é repleta de pinturas e apliques de madeira com motivos angelicais e foi recém restaurada. Abaixo dos apliques, estão guardadas pinturas que sugerem ter sido um espaço para pequenos jantares durante o período de governo de seu pai, D. Pedro I (1822-1831).
A pesquisa realizada até o momento aponta para a existência de dois pares de vitrais na Ante-sala com imagens da literatura italiana: Dante e Beatriz; Tasso e Eleonora. O pequeno espaço está localizado entre o gabinete de estudos do imperador e o oratório da imperatriz o que sugere ter sido um lugar de reflexão. O local teria representado o paraíso idealizado por Dante?
Cabe ressaltar que os vitrais foram transferidos para o gabinete da direção do Museu Nacional em 1957, no terceiro pavimento (antigo aposento do imperador no torreão sul).
Hoje o ambiente é ocupado por uma parte das exposições pré-colombianas do Museu Nacional.
Foto: Parte do teto da Ante-sala.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br