Museu Nacional - UFRJ

OBRAS NO MUSEU NACIONAL: COMEÇA A PROTEÇÃO DOS ORNATOS E ELEMENTOS ARTÍSTICOS DO PAÇO E JARDIM DAS PRINCESAS


Elementos ornamentais e artisticos do Jardim das Princesas e do Paço de São Cristóvão, sede do Museu Nacional, resistiram ao incêndio de 2018. Com o objetivo de higienizá-los e prepará-los para a fase de obras nas fachadas e coberturas do palácio, o Projeto Museu Nacional Vive deu início à conservação e à proteção desses bens integrados.


Ornamentos de salas históricas do Paço, como a Sala do Trono; a escadaria monumental de mármore; e o famoso meteorito Bendegó são alguns dos elementos que receberão os serviços nesta etapa, além de pisos e pinturas murais. As intervenções reafirmam o compromisso do Projeto Museu Nacional Vive de respeitar e preservar a história do edifício-monumento, um patrimônio do Brasil tombado pelo IPHAN.


O trabalho, que segue até o mês de julho de 2021, vai alcançar ainda as fontes de gnaisse e guirlandas em alto-relevo; bancos e tronos; mosaicos de conchas e fragmentos de louças do Jardim das Princesas. De grande valor histórico, acredita-se que foi a imperatriz Teresa Cristina, por ser italiana, que introduziu a técnica românica do embrechamento nos bens integrados do Jardim, a qual consiste em incrustar conchas e cacos de louças sobre a argamassa fresca. A técnica teria sido repassada às suas filhas, que adornaram a fonte, os tronos, os bancos e as guirlandas existentes. Um dos tronos, inclusive, possui a data de aniversário de seis anos da Princesa Isabel: 29 de julho de 1852.




imagem representativa do livro da versão em português
imagem representativa do livro da versão em inglês

imagem representativa do livro da versão em inglês
imagem representativa do livro da versão em inglês



SERVIÇO

Higienização e proteção dos bens integrados do Paço de São Cristóvão e do Jardim das Princesas.


Prazo de execução: fevereiro a julho de 2021.

Contratante: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito do Projeto Museu Nacional Vive.

Projeto: Velatura.

Execução da obra: Construtora Biapó.

Valor da obra: R$ 1.781.302,15.


A Construtora Biapó, vencedora de uma licitação específica para o desenvolvimento desta obra, atua desde 1994 na área de restauração de patrimônio histórico e acumula experiências muito bem-sucedidas. Entre elas, a obra de conservação da Igreja da Pampulha (Belo Horizonte – MG), projetada por Oscar Niemeyer, com painéis de azulejo de Cândido Portinari; e a restauração das fachadas principais do bloco histórico do Paço de São Cristóvão em 2008, momento em que a cor amarela do período imperial foi resgatada. A empresa também se caracteriza por promover atividades educativas e socioculturais combinadas com as ações de restauro, envolvendo as comunidades mais próximas.


SOBRE O PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE


O Projeto Museu Nacional Vive é resultado de uma cooperação técnica firmada entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale.

Com patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto aposta na mobilização social e na articulação permanente de parcerias para reconstruir e devolver o Museu Nacional/UFRJ à sociedade o mais breve possível.

O projeto é orientado pelos princípios da transparência e da participação; e conta com a parceria de instituições como a Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN).








Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima