Museu Nacional - UFRJ

Resgate pós-incêndio

Desde a tragédia do dia 2 de setembro, com o incêndio do palácio do Museu Nacional, diversos profissionais passaram a se dedicar inteiramente no processo de recuperação do acervo e reconstrução do museu. A equipe de resgate, coordenada pela professora e arqueóloga Cláudia Carvalho e formada por 57 técnicos e três colaboradores, encontrou até agora ao menos 1500 peças.

Dentre elas, o crânio de Luzia, um dos mais valiosos itens do acervo. Trata-se do esqueleto humano mais antigo já encontrado no Brasil, datado de 11,5 mil anos atrás. A arqueóloga acredita ser possível recuperar quase todo o material encontrado. "80% do crânio que existia está visível e o restante ainda será trabalhado. Vamos finalizar a higienização, estabilizar e, a partir daí, reconstituir", afirma Cláudia.





Outro importante achado foi o Meteorito Angra dos Reis, que foi localizado pela professora Maria Elizabeth Zucolotto e estava intacto nos escombros do museu porque estava guardado dentro de um armário de ferro que resistiu ao incêndio. O meteorito foi encontrado em 1869, no município de Angra dos Reis, levando assim o mesmo nome.




No final de 2018, a equipe de resgate anunciou ainda uma nova leva de peças recuperadas. Dentre elas, duas bonecas karajás, consideradas em 2012 Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo IPHAN; uma tigela carenada com decoração ungulada Tupiguarani; uma urna funerária Marajoara com decoração; pontas de flechas indígenas; dois Zoolitos, ambos da Ilha de Santana, em Santa Catarina; um machado semilunar, do Maranhão; um peso de rede, que pertence a coleção tombada Balbino de Freitas, pertencente à região de Torres, no Rio Grande do Sul; um quartzo rosa; um vaso antropomorfo peruano, adquirido por D. Pedro II; uma ametista; um citrino e um cristal de turmalina negra.


Desde o dia 21 de setembro de 2018, quando foram iniciadas as obras de escoramento, os profissionais responsáveis vêm se dedicando diariamente para o resgate, recuperação e restauração tanto dos itens do acervo quanto do próprio prédio Museu Nacional.


Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas de terça-feira a domingo.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima