O encontro está disponível através do Facebook do Museu Nacional/UFRJ e do canal do Youtube (youtube.com/MuseuNacionalUFRJoficial)
O Museu Nacional/UFRJ, em parceria com o British Council, promoveu, no dia 31 de julho, às 11h, o webinário “Passado, presente e futuro dos museus de História Natural e seus acervos”, para anunciar o lançamento do livreto “Museu Nacional - Panorama dos acervos: passado, presente e futuro”.
A publicação está disponível para download gratuito clicando aqui.
O evento reuniu Soraia Salvador, Gerente do programa Wildlife Photographer of the Year Natural History Museum; Gabriela Bittencourt, cientista do Natural History Museum; Ruy Valka, professor e curador geral do herbário do Museu Nacional/UFRJ e Cristiana Serejo, vice-diretora e Diretora Adjunta de Coleções do Museu Nacional/UFRJ. O encontro foi mediado pelo comunicador de Ciências do Natural History Museum, Khalil Thirlaway.
Durante o evento foi anunciado o lançamento do livreto “Museu Nacional - Panorama dos acervos: passado, presente e futuro”, da editora Cristiana Serejo, vice-diretora do Museu Nacional/UFRJ, sobre os acervos bibliográficos, arquivísticos, histórico-artísticos e didático-científicos, e também, das coleções científicas do Museu Nacional/UFRJ.
“A publicação vem reafirmar a missão do Museu Nacional/UFRJ como instituição precursora no Brasil em pesquisa, guarda de acervos e formação de recursos humanos nas áreas de História Natural e Antropologia. O Museu Nacional/UFRJ sofreu um grande impacto nas suas instalações e acervos com o trágico incêndio do dia 2 de setembro de 2018. Mas nem tudo está perdido. Várias coleções estavam em outros prédios e não foram afetadas, peças importantes foram resgatadas do palácio e boa parte do acervo já estava informatizado”, ressalta Cristiana Serejo.
Foi discutido também, como os museus estão se repensando após a pandemia do novo coronavírus e a importância da parceria do Museu Nacional/UFRJ com o Natural History Museum.
“O livro apresenta o panorama geral dos acervos do Museu Nacional com seu legado histórico, uma vez que várias coleções foram iniciadas em meados do século XIX, a situação presente e as perspectivas para a recuperação, digitalização e ampliação através de coletas e doações. Os curadores e o corpo técnico ligados às coleções, listados no livro, são a força motriz dessa missão”, finaliza a vice-diretora do Museu Nacional.
“Nós do Conselho Britânico aplaudimos a força e a resiliência com a qual o Museu Nacional está se reconstruindo após o terrível incêndio. O projeto de colaboração entre o Natural History Museum e o Museu Nacional tem um papel fundamental ao compartilhar boas práticas entre o Brasil e o Reino Unido no âmbito dos avanços na formação das coleções digitais. Ficamos muito contentes por termos a oportunidade de apoiar essa iniciativa, celebrada a partir de um acordo assinado no Rio de Janeiro, em 2019, e costurada com dois workshops envolvendo profissionais do MN e NHM”, celebra Martin Downle, diretor do British Council Brasil.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br