A Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ (SEMEAR) possui um acervo que retrata o cotidiano desta instituição no contexto político, econômico e social brasileiro, bem como revela as suas relações com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras. São documentos que registram os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações ocorridas no cenário internacional das ciências. Além disso, custodia também diversos arquivos privados pessoais, de cientistas e professores.
O objetivo da Seção é proporcionar a recuperação e disseminação das informações contidas na documentação arquivística e garantir a sua integridade física, subsidiando o desenvolvimento de pesquisas sobre a história do Museu Nacional/UFRJ e do Palácio Imperial e, principalmente, sobre a institucionalização das ciências no Brasil. Sua origem remonta à implementação, na década de 1990, do Projeto Memória do Museu Nacional/UFRJ, que possibilitou, a partir de 1994, a informatização do catálogo já existente e a higienização, identificação e acondicionamento primário dos documentos do século XIX, projetos financiados pela Fundação Vitae e pela FAPERJ.
Um convênio com o Arquivo Nacional trouxe para o Museu uma nova abordagem técnica para o processamento da documentação - a Descrição Multinível Integrada (DMI) - bem como o uso de seu sistema informatizado - SIAN. Em um futuro próximo os dados referentes ao acervo estarão disponíveis na base Minerva da UFRJ.
Pouco a pouco o Arquivo vem se constituindo em um dos principais pólos de pesquisa e acesso a informações sobre o Museu Nacional/UFRJ e seu corpo científico, ganhando a confiança do público interno e externo e tendo seu acervo como base para a produção de dissertações e teses.
Exposição “Um Museu de Descobertas”
Terça-feira: 10h
Quarta- feira a Sexta-feira: 10h e 14h
Somente grupos agendados:
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br