Uma visita ao Museu Nacional/UFRJ é um programa educativo que tem como importante papel motivar os educandos e estimulá-los a buscar a ampliação de seus horizontes culturais. Acreditamos na importância da Colaboração Museu-Escola, como meio de aumentar o impacto social do trabalho educacional desenvolvido por ambas as instituições.

A busca por um contato mais próximo e aprofundado do Museu Nacional com as escolas existe desde os anos de 1920, quando Edgar Roquette Pinto, diretor da Instituição à época, criou a Seção de Assistência ao Ensino (SAE). Atualmente, a SAE desenvolve projetos educativos, dentre eles Manhãs no Parque e Diálogos entre Educadores. Promove o empréstimo de material zoológico e geológico de sua Coleção Didática para Empréstimo à escolas e/ou instituições científicas e culturais e é responsável pelo agendamento de visitas de grupos vinculados a instituições educacionais.

Informações úteis para o planejamento e realização de uma visita programada ao Museu Nacional:

• As visitas devem ser agendadas previamente por telefone.
• A exposição fica aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. • Para cada um dos horários disponíveis, podem ser agendadas visitas de grupos com no máximo 50 alunos. Cada grupo de dez estudantes deverá ter um educador para acompanhá-los em todo o percurso.
• As visitas programadas podem ser realizadas de terça a sexta-feira. O agendamento de visitas aos sábados e domingos é exclusivo para grupos provenientes de municípios localizados fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de outros Estados, bem como para grupos de estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

 

• O agendamento não garante a realização de visitas mediadas à exposição. Estas podem ocorrer, mas dependem da disponibilidade dos mediadores voluntários da instituição no horário da visita.
• Desde que acompanhados pelo professor em visita agendada, os alunos uniformizados (escolares) de instituições de ensino públicas têm acesso gratuito e das particulares pagam R$ 1,00 por aluno. Faz-se necessário que o responsável pelo grupo responda a um questionário, que deverá ser entregue na portaria no dia da visita.
• É PERMITIDO: Fotografar SEM FLASH e filmar em todas áreas do museu, falar, escrever, sentar os/as alunos/as no chão e caminhar tranquilamente pela exposição
• NÃO É PERMITIDO: Fotografar COM FLASH, cuja luz deteriora as peças, falar alto e correr pelo museu; tocar nos objetos e nas vitrines, ingerir alimentos e bebidas na exposição. O Museu conta com um restaurante que funciona de terça à sexta, entre 8h e 16h. É necessário que os grupos em visita programada ao Museu agendem a utilização do mesmo.

Para maiores informações, entre em contato com a Seção de Assistência ao Ensino - SAE.
Telefone/Fax: (21) 2562-6924
E-mail: sae@mn.ufrj.br
Visite o Blog da SAE: http://saemuseunacional.wordpress.com/
Visite o Site do Museu: www.museunacional.ufrj.br