Nome científico: Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)
Ordem: Cichliformes.
Família: Cichlidae.
Nomes populares: Tilápia, Tilápia do Nilo.
Distribuição: Espécie natural do norte e leste da África. Foi introduzida em várias regiões do mundo para consumo humano e é encontrada em ambientes salobros e de água doce. No Horto Botânico ocorre no lago do chafariz.
Características: Corpo coberto por escamas, alongado e comprimido lateralmente. A porção anterior das nadadeiras dorsal e anal apresentam uma série de espinhos e as porções posteriores são formadas por raios moles. A linha lateral (sistema mecanorreceptor) é interrompida, dividida nas porções anterior e posterior. Possui faixas verticais escuras na nadadeira caudal e manchas escuras na base dos raios moles anteriores da nadadeira dorsal. Comprimento total máximo: superior a 50 centímetros.
Considerações: Reproduz o ano inteiro em regiões tropicais. Apresenta cuidado parental, com incubação da prole na boca. Possui hábito alimentar do tipo detritívoro ou invertívoro (alimenta-se de detritos de origem vegetal como algas e sedimento ou invertebrados aquáticos como larvas de insetos moluscos e zooplâncton). Trata-se de uma espécie muito tolerante a variações ambientais, causando impacto às espécies nativas dos lagos ou rios onde é introduzida. É importante salientar que não devemos soltar peixes em ambientes naturais sem antes conhecermos a comunidade local, pois esta prática pode trazer prejuízos irreversíveis ao ecossistema.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br