Nome científico: Poecilia reticulata Peters, 1859
Ordem: Cyprinodontiformes.
Família: Poeciliidae.
Nomes populares: Barrigudinho, Guaru, Guppy, Lebiste.
Distribuição: Espécie natural da Antígua e Barbuda, Barbados, Trindade e Tobago e Venezuela. Foi introduzida amplamente em várias regiões do mundo como tentativa de controle de mosquitos, tendo pouco sucesso no combate. No Horto Botânico ocorre no canal e lago do chafariz.
Características: Corpo coberto por escamas, alongado e comprimido lateralmente. Machos coloridos em padrões diversos com modificação da nadadeira anal em um órgão copulador (gonopódio). Fêmeas maiores e de coloração parda. Comprimento total máximo: 3,5 centímetros.
Considerações: Reproduz o ano inteiro. A fertilização é interna e frequentemente as fêmeas são encontradas grávidas. A inseminação ocorre pelo contato do gonopódio do macho com o poro urogenital da fêmea. Possui hábito alimentar do tipo detritívoro/planctófago (alimenta-se de larva de insetos). Esta espécie é muito apreciada no aquarismo, tendo sofrido diversas modificações por seleção artificial, principalmente para diversificar o colorido e aumentar o tamanho das nadadeiras. Hoje em dia há diversas linhagens de Poecilia reticulata em cativeiro no mundo. No Horto Botânico ocorre o fenótipo selvagem.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br