Nome científico: Poecilia vivipara Bloch & Schneider, 1801.
Ordem: Cyprinodontiformes.
Família: Poeciliidae.
Nomes populares: Barrigudinho, Guaru.
Distribuição: Ocorre no rio Maceió (arquipélago Fernando de Noronha) e em rios e lagos da Venezuela, ao longo de toda a costa, até a bacia do rio La Plata (Argentina). Espécie introduzida em Porto Rico. No Horto Botânico é encontrada no lago do chafariz.
Características: Corpo coberto por escamas, alongado e comprimido lateralmente. Apresenta uma mancha arredondada na lateral do corpo, anterior ao primeiro raio da nadadeira dorsal. Machos possuem pigmentação amarela na porção distal da nadadeira dorsal, faixas verticais escuras no pedúnculo caudal e há modificação da nadadeira anal em um órgão copulador (gonopódio). Fêmeas possuem a porção distal da nadadeira dorsal hialina. Comprimento total máximo: 4 centímetros.
Considerações: Reproduz o ano inteiro. A fertilização é interna e frequentemente as fêmeas são encontradas grávidas. A inseminação ocorre pelo contato do gonopódio do macho com o poro urogenital da fêmea. Possui hábito alimentar do tipo planctófago/detritívoro (alimenta-se de algas, detritos vegetais e pequenos invertebrados ou mesmo fezes de outros peixes).
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br