Povoamento do território brasileiro
Esta linha investiga o processo de povoamento do território brasileiro na longa duração, desde a colonização inicial do continente, no limite do Pleistoceno com o Holoceno, até o passado recente, com vistas ao entendimento das origens da formação social brasileira e da diversidade cultural que a caracteriza.
Ênfases
Estudos de Cultura Material
Esta linha investiga a produção material da espécie humana ao longo da sua trajetória no planeta, desde o seu surgimento até o passado recente. Entendendo a arqueologia como a disciplina que estuda, através da cultura material, a emergência, a manutenção e a transformação de sistemas sócio-culturais ao longo dos tempos, conceitua essa cultura material no seu sentido mais amplo, ou seja, como qualquer segmento do meio físico culturalmente apropriado. Estudos das diversas coleções arqueológicas do Museu Nacional são desenvolvidos nesta linha.
Ênfases
Populações, Ambiente e Cultura
Esta linha investiga aspectos relacionados às interrelações entre grupos humanos e o meio e aos ambientes ocupados por populações que povoaram o território brasileiro através do tempo, através de estudos bioarqueológicos, arqueobotânicos, zooarqueológicos, geológicos e geomorfológicos. Tem como foco principal temas como o estudo da paisagem, exploração de recursos ambientais, produção e consumo de alimentos, entre outros.
Ênfases
Distribuição dos docentes
Estudos da Cultura Material:
Populações, Ambiente e Cultura:
Povoamento do Território Brasileiro:
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br